Nazareno Tourinho (2012).
Fonte: Denis Bezerra.
Ambos marcaram a cena teatral
de Belém na segunda metade do século XX. Mendara, a atriz de teatro, rádio, TV
e cinema. Tourinho, dramaturgo, dedicado a escrever sobre seu povo, sua
cultura, seu lugar, sua gente. Foram duas partidas que deixarão saudades, mas
acima de tudo eles fazem parte de nossa história do teatro. Nesse primeiro
texto, vou me dedicar a Nazareno Tourinho; sobre Mendara Mariani escreverei um
segundo.
A primeira vez que ouvi falar
de Nazareno Tourinho foi em 2005, quando era aluno do curso de Letras da UEPA,
participava de um projeto de pesquisa (Memórias de Belém em testemunho de
artistas, coordenado pelas professoras Bel Fares e Venize Rodrigues, líderes,
na época, do Grupo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas/CUMA). Em 2006,
fui fazer o curso de Formação de Ator da Escola de Teatro e Dança da UFPA e
desde então iniciei um movimento que conciliasse as Letras e o Teatro, meus
dois universos acadêmicos e artísticos da época. Foi nesse momento que a
dramaturgia de Tourinho se desvendava a mim.
Cada integrante
participante do projeto de pesquisa mencionado ficou responsável em debater um
tema da cultura amazônica, a partir das entrevistas realizadas. Foi nesse
momento que escolhi o teatro, e, como primeira tarefa começou a ler o livro do historiador
Vicente Salles (1994), e procurar dramaturgos paraenses. Em época em que a internet
não abrigava o mundo literário que encontramos nela hoje, frequentava o Circulante,
espaço de empréstimos de livros no antigo Centur, hoje Fundação Cultural do
Pará. Descobri, então, Lei é lei e está
acabado, drama escrito por Nazareno Tourinho. Naquele momento, não havia
estudos sobre nossos dramaturgos e suas obras, fato que motivou a investigar
nossa produção literária dramática.
Anos depois, já professor
na UEPA, ganhei de uma aluna, que sabia de minha pesquisa, um livro que,
carinhosamente, tinha comprado para me presentear: Lei é lei e está acabado. Nas aulas de Literatura Amazônica, ou de
Teoria Literária, sempre buscava apresentar aos alunos textos e autores que o
cânone não privilegia. E nos projetos do CUMA, voltados para a recepção de
autores amazônicos, lá estava eu com as obras de Tourinho.
Em 2012, quando cursava o
doutorado em História/UFPA, consegui, finalmente, realizar uma entrevista com o
dramaturgo. Mais do que coletar dados, fontes para a pesquisa, esse encontro foi
marcado por um longo depoimento, que durou mais de 2h. Ele, em vários momentos,
disse que tinha de me falar certas coisas porque ele era um homem experiente e queria
que eu me tornasse um doutor compromissado com a ética, mais do que a estética.
Recebi aquelas palavras e pude aprender com o dramaturgo que tanto gostava e
estudava.
Em outubro
desse ano ele partiu, não estava em Belém para dá meu último adeus, mas serei
eternamente grato pelo que ele fez pelo teatro paraense, brasileiro. Em vários
momentos da entrevista, ele fez questão de dizer que até uns 15 anos atrás
ninguém se interessava pela obra dele, mas que a academia, naquele momento, se
voltava para sua produção. Por isso, presto minha homenagem a esse escritor
teatral, como ele se dizia e reiterou várias vezes na entrevista. Abaixo,
compartilho um fragmento desse depoimento, no qual ele se apresenta e
conhecemos um pouco da trajetória de vida desse grande homem que é Nazareno
Tourinho.
Entrevista com Nazareno Tourinho (fragmentos)
[1].
DB: Vamos começar pela sua apresentação: nome,
data e lugar de nascimento.
NT: Olha, meu nome é Nazareno Bastos
Tourinho. Eu nasci no dia seis de dezembro de 1934, em Belém, no bairro do
Umarizal. Filho de um bombeiro e de uma mulher doméstica, tive cinco irmãos. Durante
a minha infância, todos nós fomos muito pobres, porque na época o Corpo de
Bombeiros não era uma instituição da polícia militar, como é agora. E o meu pai
depois ficou desempregado, as minhas memórias de infância estão todas em
barraca coberta de palha, a gente era obrigado a se levantar da rede furada quando
chovia, porque a água caía em cima da gente. Vi muito a minha mãe pedir resto
de comida de vizinho. Sofri muitas humilhações. Quando fiz 18 anos fui pro Rio
tentar sorte, vê se arrumava emprego e de alguma forma sair da facha da pobreza
extrema e tal. Passei muitas humilhações de necessidades no Rio. Quando
consegui arrumar um emprego como balconista de uma loja, e ia ser efetivado,
descobri nos exames médicos que estava tuberculoso. Aí fui internado no
hospital de indigente no Rio de Janeiro, no hospital em Manguinhos. E tive que
voltar pra Belém com todo o meu sonho desfeito, de arrumar emprego, de
prosperar pra ajudar os meus pais, pra manter o resto da família, cinco filhos.
Aí, recomecei a minha vida aqui em Belém, e isso é a minha origem, genética,
social, que me honra muito. Eu tenho muito orgulho de ter tido esse passo, eu
acho que foi muito enriquecedor, eu acho que é isso que dá substância à minha
ideologia, à minha filosofia de vida. E eu sou muito agradecido a Deus por ter
vindo da pobreza extrema, e eu sou muito identificado com os pobres e
oprimidos.
Uma
vez, eu disse que detesto os capitalistas, e me disseram que eu não devia falar
assim, que eu devia dizer que detestava o Capitalismo, e não os capitalistas.
Aí, eu disse, olha, mas essa é a minha realidade, porque o Capitalismo eu não
detesto, eu só detesto os capitalistas, porque eles são culpados da organização
social ser como é. Aí, eu detesto os capitalistas. O Capitalismo eu não
detesto, eu odeio. Porque eu penso como Jean-Jacques Rousseau, os homens viviam
em estado de graça, em plena harmonia, até o dia que um construiu a sua casa,
passou uma cerca em redor dela e disse: “isto é meu!”. Foi criada a propriedade
privada. Eu acho que toda a tragédia da humanidade tem raiz na propriedade
privada, o sentimento de posse, que é a essência do Capitalismo e dos
capitalistas. Então, o dia que criaram o dinheiro, criaram a infelicidade dos
homens, que viviam bem, em harmonia, com espírito fraterno e não ambicioso. E o
resultado final disso é essa sociedade moderna, que, na minha opinião, que a
despeito a todas as suas conquistas e glórias, é sórdida, cretina, desonesta e
cruel, porque ela é excludente. Ela é muito boa pra uma minoria, que acumulou a
riqueza e que governa a maioria. O mundo sempre foi assim, os mais fortes
sempre escravizaram os mais fracos, e os espertos enganaram os mais ingênuos. Então,
tudo no sistema, no mundo moderno, é baseado nesse princípio, do acúmulo de
riqueza e na dominação de um sobre outro. E eu acho isso sórdido e asqueroso.
Eu me recuso, terminantemente, sempre me recusei e vou morrer com o mesmo
discurso, a aceitar essa realidade. Eu sei que o oposto é impossível, mas eu
acredito no sonho. Eu acho que é o sonho que dá sentido à vida.
Eu
já disse uma poesia sobre a Ditadura, contra, evidentemente, que o sonho planta
a semente que faz o futuro nascer. Eu acho que o Plínio Salgado, por exemplo,
que foi um escritor brasileiro talentoso, embora de direita, escreveu uma frase
genial, quando diz: “se és incapaz de sonhar, nasceste morto. Se sonhas e é
incapaz de transformar o teu sonho em realidade, nasceste inútil. Se, porém,
sonhas e transforma o teu sonho em realidade, então tu serás grande na tua
pátria, e a tua pátria será grande em ti”.
Eu
acho, então, que não é a beleza que é fundamental pra mulher, como disse o
poetinha Vinicius de Moraes, é o sonho que é fundamental pra mulher e pro
homem, de modo geral, pro ser humano. Eu não faço distinção nenhuma entre homem
e mulher, eu acho que tudo é um detalhe de morfologia, de genética. Eu sou a
favor de uma sociedade igualitária, inclusive no que se refere a homem e
mulher, a raças, a costumes, eu acho que todo preconceito é burrice.
E,
então, como eu dizia, eu sou um sonhador. Isso me torna uma pessoa desajustada
da realidade social, mas eu tenho a minha realidade que não é social, a minha
realidade íntima, o meu sonho é a minha verdade. E quanto ao desajustamento
social, dou solene desprezo pra isso, e digo: felizmente sou um desajustado. E
sou tão desajustado, que me ajusto muito bem ao meu próprio desajustamento. E
no meu sonho, que é uma fantasia pra todas as outras pessoas, talvez, mas não
pra mim, que é a minha realidade, no meu sonho estou certo, eu acho, meu sonho
é a minha verdade, e porque eu sempre só quis ser uma coisa. Eu nunca quis ser
um intelectual. Eu acho isso, absolutamente, desprezível. Eu acredito mais na
agricultura do que nisso que chamam de cultura. Eu acho que está tudo errado,
eu acho que tem que apagar tudo e começar de novo. E o que eu quero como autor
de teatro? Simplesmente, ser um escritor popular, não erudito, isto é, um
escritor do povo. Eu me sinto muito honrado e orgulhoso disso. Eu escrevo para
o povo, com ele aprendi a pensar. Sou um pinto dentro do ovo, mas sei como o galo
canta. Canto toda madrugada, pois nunca tenho preguiça. Não canto a mulher
amada. O que eu canto é a justiça. Eu sou apaixonado pela justiça. Eu tenho uma
obra social, que dá café com pão, sopa pra mendigo, mas sempre digo pros meus
colaboradores, ou seguidores, não pensem que eu sou uma pessoa caridosa. Eu não
sou. Eu gosto muito de Deus, meu movimento é religioso, espírita kardecista,
gosto tanto de Deus quanto detesto, também, as religiões tradicionais,
instituídas. Eu acho que todas elas mentem, todas elas estão enganando o povo,
todas elas querem o poder, pra manipular a consciência das multidões, e tirar
proveito disso. Então, eu sou esse tipo de pessoa e estou te dizendo logo, pra
tu saber logo, de início, o meu prefixo musical, que tipo de autor você está
entrevistando. Então, sou um escritor do povo, o que me preocupo é muito a
questão da justiça. Eu digo pras pessoas que me conhece, que sabem que faço
alguma caridade, que não pensem que sou caridoso, eu não sou caridoso. Eu
gostaria de cultivar o amor. A caridade é uma expressão do amor, mas eu não
tenho essa capacidade íntima. O que eu faço não é por amor ao próximo, na
verdade é por espírito de justiça, entendeu? Eu não admito de me sentir feliz na
hora que estou almoçando ou jantando num restaurante, onde, aliás, eu vou muito
pouco, sabendo que na África, os negrinhos, coitados, as crianças estão
morrendo de AIDS, e ninguém faz nada completamente pra mudar isso, a não ser
discursos demagógicos. Nesse país, a despeito, apesar do todo, do pouco progresso,
entende? que nós tivemos, felizmente tivemos alguns nos últimos anos, porque a
esquerda conseguiu chegar ao poder, existe milhões e milhões de pessoas na
miséria. A criminalidade cada vez aumenta mais, e isso é irreversível, e
ninguém faz nada, porque ninguém muda os indicadores sociais de uma maneira
significativa e que possa estancar, entende? A evolução da droga, do tráfico,
do crime, de todas as mazelas sociais. É só discurso, só discurso muito bonito,
principalmente na época de eleição, como aconteceu recentemente.
Então,
eu sou um tipo de pessoa muito incomodada com isso, e, por causa de tudo isso,
escrevi peças de teatro, só por causa de tudo isso. Deixa eu fazer mais algumas
colocações introdutórias. Eu vejo muito colega de teatro dizer: “o teatro é
minha vida!”. Eu nunca digo, eu acho isso uma grande mentira, ao menos que a
pessoa, pelo seu caráter, seja um ator, ou uma atriz. Tem muita gente assim.
Teatro é a arte de representar; representar é fingir uma coisa que não existe,
o teatro é um faz de conta. Uma pessoa que diz que a vida dela é um teatro,
quando isso realmente é, essa pessoa é uma mentirosa, que vive enganando todo
mundo. O teatro não é a minha vida, o teatro é a minha arte. Eu escolhi o
teatro, eu poderia ter escolhido uma outra arte, eu gosto muito de música, eu
gosto muito de pintura, mas eu escolhi o teatro, porque o teatro tem duas
faces. Uma vez, houve um concurso de trova, e o tema era teatro. E eu escrevi
essa trova, não ganhei nada, perdi, mas, lembro a trova, a trova é a seguinte,
Teatro:
O teatro é a grande arte.
Aquela que mais amamos,
Pois sempre e em toda parte
Todos nós representamos.
Se
você ler sobre a filosofia da arte cênica, a primeira coisa que você vai
aprender é que o teatro está na natureza humana, o ser humano gosta de
representar, gosta de fingir. É por isso que todos os vícios que prejudicam a
humanidade, o pior, na minha opinião, não é o álcool, não é o fumo, não é a
cocaína, o pior vício é a mentira. Aquele que não tem combate, inclusive as
religiões que deviam ensinar a ética, que deviam ensinar o ser humano para se
libertar do fingimento, da mentira, para terem uma vida de relacionamento,
entende? Com o seu próximo, na família, no trabalho, mais honesta, porque toda
virtude começa pela honestidade, e a mentira é desonesta. E o pior tipo de
desonestidade é a mentira, na qual se baseia a nossa civilização, todo mundo
mente pra todo mundo, e as pessoas ainda dizem, algumas: “me engana, que eu
gosto”. Eu não gosto disso. Eu não gosto de representar. Eu gosto de ser o que
eu sou, com as minhas dúzias e com as minhas sobras, eu não engano ninguém. Eu
bato forte, quando tem que bater, eu pago o preço, e o resto que quero que vá
pra puta que pariu. E estou em paz com a minha consciência, estou em paz com
Deus, estou em paz com meu destino. Eu sou esse tipo de cara, e, por causa
disso, eu quis ser dramaturgo.
É
bom que a gente conceitue bem o que é dramaturgia, porque a dramaturgia não é
teatro, a dramaturgia é o elemento verbal do teatro, a arte cênica não precisa
da dramaturgia, aliás, a dramaturgia está agora em queda. Todo mundo acha que o
importante é a cena e não as palavras, mas eu escolhi ser dramaturgo, por quê?
Porque toda a tradição do teatro, desde Ésquilo, desde Sófocles, desde
Aristófanes, toda a tradição do teatro, como arte, é político, é de crítica dos
costumes, da realidade para transformar. O teatro é a arte mais irreverente, de
todas as artes. Você sabe que o compromisso da arte é com a beleza, não é com o
discurso nenhum, com ideologia nenhuma. Mas o teatro não, o teatro é uma arte
que sempre teve dramaturgia. Agora, para os teóricos que são uns imbeceotas,
que é uma mistura de imbecil com idiota, e que são uns niilistas, querem chamar
atenção pra si, é que criam modelos de práticas teatrais, que são do teatro do
absurdo com o teatro nada com nada, quer dizer, teatro que, teoricamente, une
nada com coisa nenhuma. Mas o teatro, em sua tradição mais digna, sempre
criticou a sociedade, sempre. E daí a sua função pedagógica, cultural e até
terapêutica, pros males que assolam a humanidade. Então eu sou apaixonado por
esse teatro, que tem compromisso com verdade, e que planta as sementes da
justiça e que recende o perfume do amor. Porque o amor é fruto de uma árvore
que é a justiça, e que nasce da semente da verdade. Essas três coisas: amor,
verdade e justiça são três ângulos, três aspectos de uma mesma coisa. Ninguém
pode separar o amor da verdade e da justiça. Como ninguém pode separar a arte,
que é beleza, do bem, que é verdade e justiça, ninguém pode.
Há
um engano terrível, você que vai ser um doutor em artes cênicas, a maioria das
pessoas, por niilismo, há um engano terrível das pessoas com relação a essa
questão. Preste bem atenção. Todos os autores respeitáveis dizem: a arte,
qualquer que ela seja, ela é autotélica, ela só tem compromisso consigo mesmo:
a arte. Tem compromisso com a verdade? Não. A arte pode ser fantasia, na
maioria dos casos as obras de arte são ficção, não tem compromisso com a
verdade. Tem compromisso com o amor? Não. Pode-se fazer uma obra de arte
belíssima, e a arte só tem compromisso com a beleza, já vimos, sobre o ódio.
Tem compromisso com a justiça? Não. A arte é autotélica, a arte só tem
compromisso consigo mesmo, e seu objetivo é a beleza, criar a beleza, inventar
a beleza, por isso que toda arte tem que ser original, ou então ela não é arte,
a arte não pode copiar, e não pode vender o seu direito à liberdade. A arte ou
é livre, ou não é arte.
Muito
bem, esse discurso é acadêmico, é muito bonito, é sustentado pelos doutores universitários,
que às vezes são umas bestas, piores do que os analfabetos. Eu estou muito a
vontade pra dizer isso, porque o meu filho é doutor da universidade, é
pró-reitor de pesquisa, e eu tenho um solene desprezo pra toda essa gente.
Então, veja bem, se você é um pensador, se você é um doutor, você tem que
saber, eu estou dizendo isso pra um futuro doutor, eu estou falando, eu tenho o
direito de lhe dar conselho, sabe por quê? Porque os velhos têm o direto de dar
conselhos, já que não podem dar mais maus exemplos. Então, eu estou falando com
doutor, não estou falando com você porque você é doutor, estou falando com
você, porque você me procurou, você está interessado em me ouvir, e então estou
vendo você como um filho, estou te alertando, inclusive, pra ter cuidado no
futuro, pra desprezar o sucesso, porque tu só vais fazer sucesso como doutor,
se tu entrar na linha do Nietzsche, acima do bem e do mal, entende? Porque quem
é que faz sucesso, porque é diferente, que não acredita em ética e valores, se
considerava acima do bem e do mal. Escreveu um livro com esse título, e a obra
dele deu no que deu, foi nela que o Hitler se inspirou pra fazer os campos de
concentração, baseado na teoria do Darwin, seleção natural, a luta das
espécies. Fez o Nazismo pra criar uma raça pura, já que os mais fortes é que
sobrevivem pela evolução natural. Então, é essa gente que faz sucesso. Tu vais
ser um doutor, se tu quiseres fazer sucesso, tu tens que entrar nessa faixa. Eu
te aconselho, como um velho, dá ao sucesso um solene desprezo, cospe na cara
dessa gente que é respeitada, endeusada, porque tem muito conhecimento. O conhecimento,
em si, como se diz, filosoficamente, não vale nada, o que vale é o uso que você
faz do conhecimento, é como você lida, como você aproveita o que botaram na sua
cabeça, ou você mesmo botou na sua cabeça. Essa é a diferença entre o saber,
que é o conhecimento, e a sabedoria, que é a aplicação das coisas que você
armazenou na memória. Então, procura cultivar essa atitude e vai em frente. Eu
estou te dizendo isso com quase 80 anos e deu certo. Eu acredito isso porque na
minha vida deu certo, eu sou um cara muito feliz, irreverente, muita gente me
odeia, muita gente acha que eu sou um sonhador lírico, e eu não acho não. Eu
acho que eu sou um cara que fez o que pôde. Eu estou muito feliz, porque eu
acreditei não em doutores universitários, eu acreditei nas ideias que Deus me
deu, e que estão aí, no ar. O Sócrates que tinha razão, que aprender é
recordar, o homem precisa se voltar pra si mesmo, de se conhecer, e não ficar
acreditando em tudo em que lhe dizem, porque as pessoas, de modo geral, metem.
Por incrível que pareça, o ser humano sabendo tanta coisa não aprendeu a dizer:
não sei. Então, a gente precisa fazer isso. E o teatro, pra mim, é a grande arte.
Porque há, veja bem, há dois teatros: há o teatro natural, do ser humano, o ser
humano é um artista que representa, ele vive representando, ele nunca diz a
verdade, e a cultura consagra isso. E há um outro teatro, que é como a arte, a
arte é uma coisa elaborada, não é vida. Quer dizer, desde o teatro, como arte,
desde a Grécia antiga, desde o ditirambo, entende? O teatro tem dramaturgia, o
teatro tem enredo, o teatro tem história. O teatro não é só representação, a
arte de representar, não é só isso.
[...]
Bom,
tudo o que eu estou te falando representa, constitui um discurso que fiz pra tu
saberes que essa é a minha identificação pessoal. Depois, você vai analisar se
valeu apena me entrevistar. Eu quero que você fique à vontade pra usar ou não
usar as coisas que eu disse, só não quero que você distorça o espírito, pode
montar como você quiser isso. Eu vi agora o roteiro das coisas que você quer me
perguntar, não me preparei, não me interessa me preparar pra nada, eu vou
falando o que vou pensando, porque eu acho que essa entrevista que você está
fazendo comigo só tem algum valor se for alguma coisa autêntica, vai
perguntando o que tiver na hora olhando pro papel, eu vou te respondendo o que
vier na minha cabeça, sem olhar pra minha reputação que, na verdade, não tem
muito valor, desde que ninguém xingue a minha mãe que já morreu e que era uma
mulher honrada até onde eu soube, pode me criticar, não tem problema nenhum.
Desculpa eu ter falado demais, sem me interromperes. Agora eu vou fazer uma
pausa só pra te responder e dizer o que tu me perguntares.
[...]
[1] TOURINHO, Nazareno. Entrevista. Entrevistador: Denis Bezerra.
Transcrição: Denis Bezerra e Ney Paiva. Belém, 31/10/2012.
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